Blog criado para publicação de artigos de Daniel Moser para o Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação da Must University
Inclusão da tecnologia na educação: como as plataformas digitais podem auxiliar no ensino
Inclusão da tecnologia na educação: como as plataformas digitais podem auxiliar no ensino

Inclusão da tecnologia na educação: como as plataformas digitais podem auxiliar no ensino

A educação é o instrumento de transformação da sociedade. É através dela que começamos a construir nosso pensamento crítico. Inicia com as doutrinas que recebemos em casa de nossos familiares por meio do convívio social, e vai se aperfeiçoando al longo dos anos embasado nos ensinamentos recebidos nas escolas, e das trocas de experiências e interação com outros sujeitos.

Com o passar dos tempos foi se aperfeiçoando para suprir as necessidade das pessoas e da globalização mundial. As mudanças tecnológicas têm sido empregadas para contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, facilitando o processo de aprendizagem.

e-learning, sigla em inglês para aprendizagem eletrônica, é um dos exemplos das novas transformações do ensino.  Emprega os recursos da internet conectados a aparelhos de telefonia móvel (smartphones), computadores de mesa (desktops) e os portáteis (notebooks e handhelds), utilizando plataformas para a distribuição dos conteúdos em ambientes virtuais de aprendizagem com auxílio de métodos computacionais e audiovisuais.

Uma das plataformas mais utilizadas para o e-learning é o MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), conhecida em português como Ambiente de Aprendizagem Dinâmico Orientado a Objetos Modulares, empregado para diversos fins em instituições de ensino, empresas e organizações para treinamentos de seus colaboradores contribuindo para a disseminação e ampliação de conhecimento utilizando um sistema de gerenciamento de aprendizagem.

Atualmente vivemos uma revolução tecnológica na educação descrita por muitos estudiosos como a geração 4.0. As instituições de ensino precisaram se adequar para as mudanças impostas pela tecnologia e implementar em seus curriculum novos modelos e propostas para cativar os alunos e melhorar a produtividade, a eficiência e qualidades nos processos educacionais.

Com a  inteligência artificial, a criação de novos celulares, tablets e outros equipamentos de multimídia conectados via internet, aproximaram ainda mais o aluno com o conhecimento, que a partir de agora não depende somente do professor, mas sim de uma troca de informação e interação mutua com o auxílio de dispositivos conectados com pessoas distantes geograficamente e fisicamente.

As tecnologias da informação e comunicação tem um papel fundamental e primordial no crescente desenvolvimento de novas propostas que contribuem para afiançar a mudança na educação. Por intermédio dela se produz de forma criativa novos formatos para aperfeiçoar a visibilidade de um conteúdo que poderia ser apresentado pessoalmente para o universo virtual.

Segundo Magnagnagno, Ramos & Oliveira (2015 p. 514), o Moodle “tem como foco principal a interação e a construção colaborativa de conhecimento, disponibilizando ferramentas para a implantação de cursos e processos de formação baseadas na pedagogia construtivista, favorecendo o estabelecimento de processos de ensino-aprendizagem alinhados com esta proposta pedagógica”.

Considerado como um software livre, qualquer pessoa, instituição e organização tem o direito de modificar conforme sua necessidade. Permite ao professor conforme descreve Alencar, Matias, Guimaraes e Oliveira (s.d. p. 2), “gerenciar um curso a distância promovendo o planejamento, implementação e gestão do aprendizado à distância, permitindo inclusive o uso em cursos semipresenciais, ou para publicação de materiais  que complementem os cursos presenciais”.

Atualmente, o Moodle é utilizado em mais de 233 países, com mais de 83 mil sites registrados. Aqui no Brasil existem mais de 5 mil sites. Com a pandemia, esse número vem crescendo e, cada vez mais, as instituições de ensino estão usando o Moodle como recurso pedagógico. Com a reforma do Ensino Médio é possível, também, que  aumente consideravelmente o número de instituições que se registrarão na plataforma, uma vez que a oferta deste curso poderá ocorrer em 20% a 30% de maneira virtual (Augusto, 2020 p. 1).

Os ambientes virtuais de aprendizagem como o Moodle, são plataformas personalizadas de aprendizagem para apoio de alunos e professores no ensino a distância.

Dentre suas várias características para os educadores pode ser usado segundo aponta Caldas (2020 p. 1) para: “criar aulas online por meio de videoaulas; estimular o aprendizado compartilhado por meio dos fóruns; compartilhar arquivos; gerenciar cursos e interagir com outros professores e alunos por meio de chats ou do fórum”.

Além dos professores os discentes utilizam essa ferramenta conforme assinala Caldas (2020 p. 1) na “revisão do calendário das aulas; enviar tarefas finalizadas aos professores; fazer questionamentos e tirar dúvidas sobre temas abordados nas disciplinas; interagir com os colegas, assistir as videoaulas, acessar vídeos, documentos e testes”.

O Moodle dispõe de um conjunto de ferramentas disponibilizadas pelo administrador do AVA, que o professor pode selecionar de acordo com seus objetivos pedagógicos. É possível conceber cursos que utilizem fóruns, diários, chats, questionários, textos do tipo wiki, etc., com o conteúdo oferecido ao aluno de forma flexibilizada e podendo o professor utilizar metáforas, dando às ferramentas diferentes perspectivas, permitindo a construção de espaços didáticos únicos. Nesta perspectiva, o ambiente virtual se eleva a algo bem maior do que um simples espaço de publicação de materiais. O AVA passa a ser um local onde o professor espelha as necessidades de interação e comunicação exigidas pelo projeto pedagógico, pelo contexto educacional ou pelos objetivos pedagógicos do curso  (Magnagnagno, Ramos & Oliveira, 2015 p. 508).

Ao utilizar o Moodle, Caldas (2020), representa alguns atributos e funcionalidades que colaboram no aperfeiçoamento das atividades, através de alguns recursos como:

  • Fórum: Espaço para discussão de temas relacionados às disciplinas;
  • Glossário: Lista dos termos mais usados e seus significados;
  • Chat: Canal de comunicação instantânea para resolução de dúvidas;
  • E-mail: receber informações importantes do curso;
  • Wiki: Recurso que permite aos participantes adicionem e editarem uma coleção de páginas da web sobre os temas abordados;
  • Atividades avaliativas: Espaço para avaliações múltipla escolha ou dissertativas;
  • Envio de tarefas e avaliações: Em contrapartida, os alunos podem enviar os trabalhos prontos para os professores, também pela plataforma.

O uso da plataforma Moodle, trouxe para as organizações e instituições várias alternativas para aproximar ainda mais a educação com a tecnologia. Através dos diversos recursos disponibilizados, as salas de aula virtuais podem ser personalizadas e utilizadas conforme a necessidade e contexto de cada serviço, favorecendo a aprendizagem, desenvolvendo habilidades empregando novas dinâmicas, remodelando a método de ensinar.

A Educação ao inserir-se no cenário tecnológico desempenha uma função fundamental na criação de novas estruturas que levem em conta as novas maneiras de gerar e disseminar o conhecimento, as novas maneiras de produção e de construção de saberes. Sabe-se também que, em um contexto de evolução, de mudanças, o processo educativo terá um papel altamente significativo no conjunto dos fatores determinantes dessas transformações e levará consigo, todos aqueles, professores, alunos e outros que estão diretas ou indiretamente envolvidos a um novo patamar do processo de ensino-aprendizagem (Pantoja et al, 2021, p.70 ).

Mudanças na educação impulsionam novos modelos pedagógicos incluindo neste contexto as transformações dos processos educacionais em todos os níveis de formação. Cabe aos gestores, equipe de professores a responsabilidade de impulsionar a transformação do ensino nas instituição escolares, contando com a auxilio de parceiros para disseminar o ensino por meio de plataformas de aprendizagem, aplicativos ou softwares.

O cenário educacional no Brasil inicia lentamente os primeiros passos para inserir o uso da tecnologia na Educação. Vários são os fatores entre eles o deslocamento para uma instituição física, a baixa captação de recursos econômicos, dificuldade de conciliar o trabalho com as atividades do lar, o crescente aumento do valor do transporte, são exemplos que influenciam as pessoas a ingressarem nas modalidades de educação a distância.

Ao ingressar nesse universo tecnológico é preciso que o aluno tenha a clareza e  determinação para não perder o foco nos estudos, pois estudar desde casa, num ambiente rodeado de distrações pode dificultar a concentração e baixar o rendimento na aquisição de novos conhecimentos.

A transformação digital deve ser uma das pautas de mudanças na educação para os próximos anos, sendo extremamente importante rever os processos de ensino, incluindo o uso da tecnologia para dentro das instituições, favorecendo ao crescimento e aprendizado dos alunos.

Essa iniciativa deve partir de dentro das escolas. A participação dos gestores e docentes é fundamental para incluir novas metodologias de ensino. A busca por novos aprendizados através de cursos de formação, pós-graduação, mestrados e doutorados é outro aliado para auxiliar na transformação digital das instituições de ensino.

Cabe ao professor a tarefa da educação, do desenvolvimento de novos conhecimentos, da preparação para o mercado de trabalho dos profissionais. E neste sentido ele deve acompanhar as novas transformações e servir como mentor do aprendizado repassando esse novo conhecimento para os demais, formando assim um grupo de pessoas com capacidade de difundir novas habilidades perante os novos desafios impostos pela globalização digital, de maneira que elas possam ser utilizadas amplamente nos diversos setores produtivos, tecnológicos, de pesquisa, da indústria e comercio, permitindo com isso o desenvolvimento do pensamento crítico e construção de conhecimento.

Referências Bibliográficas

Alencar, A. de S., .Matias, F. C. de P., Guimaraes, F. P. & Oliveira, R. S. de. (s.d). O moodle como ferramenta didática. Recuperado em 20 de Fevereiro de 2022 de http://ueadsl.textolivre.pro.br/2011.2/papers/upload/57.pdf

Augusto, R. (21 de Julho de 2020). Moodle: tudo o que você precisa saber sobre o ambiente virtual de aprendizagem. Recuperado em 19 de Fevereiro de 2022 de https://aix.com.br/moodle

Caldas, D. ( 29 de agosto de 2018). Como funciona o Moodle: vantagens e desvantagens. Recuperado em 20 de Fevereiro de 2022 de https://eadbox.com/como-funciona-moodle/

Magnagnagno, C. C., Ramos, M. P. Oliveira, L. M. P. de. (2015). Estudo sobre o Uso do Moodle em Cursos de Especialização a Distância da Unifesp. Rev. bras. educ. med. 39 (4). Oct-Dec 2015. Recuperado em 19 de Fevereiro de 2022 de https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e00842014.

Pantoja, E., J. S., Tenório, J. V., Nascimento, R. M., Cardoso, A. P., Carmo, E. S. (2021).  Redes Sociais como ferramenta pedagógica: Com a palavra a gestão escolar. [ebook]. Tecnologias digitais na educação: in(ex)clusão digital no contexto da Região do Baixo Tocantins / Nova Xavantina, MT: Pantanal. 96p. Disponível: https://editorapantanal.com.br/ebooks/2021/tecnologias-digitais-na-educacao-inexclusao-digital-no-contexto-da-regiao-do-baixo-tocantins/ebook.pdf, [Acessado em 20 de fevereiro de 2012].

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